28 junho 2010

Essenciais - os fogareiros

Claro que são mesmo essenciais pois deles dependem as refeições, na maior parte dos casos a refeição diária.

Há-os feitos em ferro, capazes de aguentarem com um tacho suficientemente grande para fazer a comida de toda a família. Namorei-os desde logo aqui e no último ano no Bairro Militar.

Mas há-os também muito mais pequenos, construídos a partir de latas de refrigerantes e esses vêem-se à beira das ruas, por toda a cidade, com pequenos petiscos a assar ou o cuscus a cozer ao vapor. Cuscus que nada tem a ver com o que é comido nos países árabes já que se trata duma espécie de pudim (talvez mais um bolo molhado), feito de arroz, que substitui por vezes o pão.

Os meus 30kg de excesso de bagagem não me permitiram trazer um dos de ferro mas espero que uma grande amiga, com mais recursos de transporte, me traga em breve um destes duplos para que as minhas sardinhas algarvias, bem esticadinhas sobre ele, ganhem um leve toque exótico. Será a minha versão da famosa cozinha de fusão.

Estás já convidada, Mónica!

1 comentário:

  1. Já vêm a caminho! Este ano já vai ser difícil comer essas sardinhas mas espero para ano provar esse toque exótico enquanto recordamos os dias passados na nossa Guiné.

    PS: vou pensar numa sobremesa adequada.

    ResponderEliminar