14 julho 2010

14 de Julhos

Manhã de Chiado, visita à Caza das Vellas Loreto, mesmo ao lado da Retrosaria.

Desta vez houve as fotografias tão adiadas e saltou-me á vista a data de nascimento da loja - 1789, ano da tomada da Bastilha. Instintivamente certifiquei-me do dia em que estava - 14 de Julho. Fantástica coincidência que me fez sorrir.

Tudo isto me fez de novo pensar na vantagem de ter aprendido, a seu devido tempo, a data da Revolução Francesa e tembém de mais algumas, não muitas pois tive uma professora de História que se orgulhava de nos fazer pensar e não decorar. Resta saber que tipo de pensamentos, mas isso é outra história. No entanto, algumas datas eram para ela indispensáveis e sempre lhe dei razão. Acompanharam-me sempre. servindo de marcos, ajudando a situar os factos entre si. Que aluno médio de hoje sabe a data de início da Idade Média ou do seu fim com a tomada de Constantinopla pelos turcos? E mesmo as datas de início e fim das duas guerras mundiais?

Pois sabê-las permitiu-me saborear naquele dia a agradável sensação duma feliz coincidência e não pude deixar de agradecer à memória da minha professora de História, de que recordo o nome - Irene Alice, o cabelo curto cortado a direito, a cara sardenta e um péssimo feitio que lhe garantia lugar no clube restrito das "Feras" do Liceu D. Felipa de Lencastre.

E também pensei, claro, que o primeiro dono daquela loja tão bonita, que tanto caprichou ao abri-la naquele ano, pouco devia saber do que se passava então lá tão longe, em Paris.

3 comentários:

  1. E onde fica esta pequena maravilha?

    ResponderEliminar
  2. Isabel: Na Rua do Loreto, muito perto do Çargo Camões.

    Marioca: Sim, minha querida. aí mesmo nessa rua onde tantas vezes passamos. Que saudades!

    ResponderEliminar