27 junho 2010

Chapa-chapa

Ultimamente tenho constatado que regressei de Bissau com uma enorme ignorância sobre muita coisa. Um pouco envergonhada, consulto a net mas muitas vezes de pouco serve. Foi o que aconteceu quando tentei saber de onde vem este termo tão divertido que é dado por lá ao patchwork.

Nada quanto a chapa-chapa. Conheci o termo quando gabei o vestido duma professora e lhe pedi para a fotografar. A partir de então ou passou a estar na moda ou eu passei a estar mais atenta. Por todo o lado, passeiam-se essas composições de pequenos bocados de tecido cosidos à máquina a grande velocidade. O colorido berrante e a composição insólita não os deixa passar despercebidos.

Nunca vi chapa-chapas feitas de tecidos usados e não sei se chegarão um dia a ser velhos. O amor pela auto-imagem leva a que haja um investimento forte nas toilettes e talvez sejam postos de lado antes disso. Mas sei que os costureiros rapidamente dão uso aos restos dos seus trabalhos, sendo muito difícil recuperá-los mesmo que tal seja pedido à partida. Parecem ser um bem precioso, com grande procura.

São muito diferentes daqueles míticos pachworks que normalmente se associam aos colonos americanos, em cambiantes desmaiados, cosidos pacientemente à mão. Por aqui a coisa é outra e o espírito também. Produzidos a grande velocidade, incluem tecidos de texturas muito diversas, nomeadamente os bordados tão apreciados por cá.

Antes do meu regresso a I. e o H. ofereceram-me, como prenda de anos, esta grande colcha. É um bocado da Guiné-Bissau em minha casa.

Gostava muito que algum visitante deste blog me contasse coisas sobre o chapa-chapa.

Como surgiram? Existiram desde sempre ou são moda recente? O termo é recente? O termo é usado noutros locais africnos?

E mais tudo o que me puder ser ensinado.

2 comentários:

  1. há um movimento islâmico que começou no senegal - os baye fall que se vestem assim afirmadamente, com roupas feitas com retalhos e acho que isso derivou de certa forma nos rastas que as usam tambem ...por alguma razao os turistas rastas compram sempre aquelas calças de retalhos que se vendem para turistas nos mercados, sobretudo no senegal

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Adorei o seu blog e cheguei até aqui pelo "Saidos da Concha". Postei ontem precisamente sobre as roupas da giné bissau. Se tiver curiosidade de uma vista de olhos, e já agora deixe o seu contributo. http://coisasdefazer.blogspot.com/2010/08/trajes-tradicionais-da-guine-bissau.html

    ResponderEliminar