25 maio 2009

Espelho meu (3)

A minha amiga Alice deveria ganhar um prémio de elegância tal a beleza das suas toilettes. Deixou-se fotografar hoje, no meu gabinete, e prometeu que vai passar por lá de vez em quando para eu poder rechear o meu blog. Ela sabe que eu espero há anos pela oportunidade de a fotografar.
Mas não é só ela. Passear pelas ruas e mercados é assistir a verdadeiras passagens de modelos que apetece fotografar na íntegra. As guineenses são vaidosas! Mesmo quando muito pobres elas mantêm uma postura de enorme dignidade, caprichando sempre na apresentação. Felizmente, porque isso leva-as a manter bem viva a sua auto-estima. As toilettes até aos pés, muito coloridas, incluem geralmente turbantes – verdadeiras esculturas em pano. Parece-me sempre que o Frank Gerry anda por aqui a dar uma mãozinha.
Como se tivesse adivinhado o meu post, a Maria, empregada no Bairro da Cooperação, apareceu hoje com um turbante a combinar com a sua bata de trabalho.

4 comentários:

  1. adoro esses turbantes, aquele de cima, em bazin é o meu preferido (como é que chamam aí ao bazin ?) Acho também fantásticos os boubous em bazin todos "armados" quando têm um monte de amido ! :-) parecem roupas do sec.XVII

    ResponderEliminar
  2. Saudades do sorriso tímido mas divertido da Maria.

    ResponderEliminar
  3. brikebrok: chama-se tb bazin e é o meu tecido favorito, sobretudo nas cores intensas, azul quase roxo, encarnado sangue de boi. Embora goste muito daquele muito encerado compro sempre do mais fino para ficar mole, depois de lavado.
    O turbante da Alice hoje não tinha goma, contra o que é hábito. Mas outros se seguirão, mais escultóricos.

    Mónica: Pois é, ela é muito doce.

    ResponderEliminar
  4. Bem curioso e simpático este album vivo da realidade Afro / Guineense atravez destes belos turbantes usados com grande orgulho e vaidade pelas suas mulheres.
    Venham mais !

    Manuel Teixeira

    ResponderEliminar