03 maio 2009

Pé-de-cabaceira

Fotografia de Sofia Fernandes

Ao contrário do que acontece noutros países africanos, não se vêem muitos embondeiros*, por aqui. Tenho pena porque os seus troncos sempre me fizeram sonhar. E, no entanto, os mercados estão cheios da polpa do seu fruto – a cabaceira – que goza de enorme prestígio.

Exibe-se no Bandim, em pequenas montes. Ao longe parecem pedrinhas brancas, irregulares e quando se pega nelas constata-se com espanto que são leves, quase como pedaços de esferovite. Com elas faz-se a bebida mais vulgar por aqui – o sumo de cabaceira – dissolvendo-as em água e coando em seguida. Dado o sabor forte, ácido, bebe-se geralmente com muito açúcar. Num país de maioria muçulmana esta bebida não alcoólica está disponível por todo o lado.

Mas uma outra razão do seu prestígio deve-se à fama de combater o colesterol (suponho que o mau!). No entanto, já me disseram que só é eficaz se for bebido sem açúcar o que me fez sempre suspeitar que isto se baseia unicamente na crença de que para algo fazer bem tem que saber mal ou doer. Nunca experimentei.

Antes do conflito de 98, havia umas freiras missionárias que comercializavam o produto, reduzido a pó, em pequenos sacos, pronto a ser dissolvido. Deixei de ouvir falar de tal coisa mas tenho andado a pensar que seria bom ajudar jovens desocupados a relançar o negócio. Será que a ASAE me deixaria vendê-los em Portugal?

* O embondeiro é aqui chamado "pé-de-cabaceira" e nada tem a ver com as cabaças de que falei aqui, em Março.

2 comentários:

  1. Tem cuidado! A ASAE ainda te massacra a cabeça só de pensares nisso! :-)

    ResponderEliminar
  2. Engraçado...em Angola chamamos ao fruto Mucua...
    :)
    Ruth

    ResponderEliminar