20 maio 2009

Pão nosso

Encontra-se em todo o lado, a toda a hora, em bacias, rente ao chão, na beira do passeio. Os inconvenientes são aqueles que facilmente se imagina.
Lembro-me sempre de na minha primeira ida ao estrangeiro, em 1958, os meus pais ficarem escandalizadíssimos pela maneira como em França o pão era tratado. Debaixo do braço, atado nas traseiras das bicicletas, os cacetes com um sabor e um cheiro deliciosos (ainda me lembro do cheiro!) eram transportados sem aquele saco branco, passado a ferro, que na época se usava em Portugal.
Pois eis-me aqui a comer outros cacetes, de formato bem semelhante e sujeitos a agressões mais violentas. Mas o pão é óptimo quando comparado com o que se vende nas padarias em Lisboa. Muito barato, é a par do arroz, uma das bases da alimentação dos guineenses.
Apesar do formato único, há-o de duas qualidades: o kuduro fabricado em fornos a lenha domésticos e o fino, feito à máquina em fábricas. A diferença é enorme. O kuduro, mais denso, é o preferido dos portugueses para grande espanto dos locais que consideram o pão fino, por ser mais caro, o adequado a bolsas mais fornecidas.

11 comentários:

  1. têm óptimo aspecto, mesmo com o pó da estrada :)

    ResponderEliminar
  2. Oh! Mais ce sont des baguettes... :)))
    Brincadeira a parte, também prefiro o kuduro!

    ResponderEliminar
  3. As duas qualidades têm o mesmo aspecto(baguette) pelo que por vezes é difícil distingui-las só à vista.

    ResponderEliminar
  4. ... ah mas como tenho saudades de torradas de pão alentejano, bem fininhas!

    ResponderEliminar
  5. e eu a queixar-me das baguettes desenchabidas daqui e tu a tecer-lhes lodes ! e o pão da minha padaria em Lisboa é óptimo, não digas mal ! ;-)
    como é que aí o pão não tem a forma da carcaça, papo seco ou coisa que o valha e foram fazer baguettes ???!!!

    ResponderEliminar
  6. sabes , passa-se a fronteira para o Ghana e já só há pão de forma, very british (não é que seja melhor)... mas se passo a fronteira para o Bénin volto a ver as malfadadas baguettes ...

    ResponderEliminar
  7. Vera, vi e comi "baguettes" no Laos... vestígios da "Indochine"!!!

    ResponderEliminar
  8. Também me espantei (a minha primeira vez, salvo erro, em 1989) ao ver as baguettes entaladas por baixo dos braços dos parisienses, amassadas por vezes pelo corpo dos companheiros de metro.
    Francamente não me recordo de me cheirarem a algo, nomeadamente a algo bom :)

    ResponderEliminar
  9. xuxudidi : ah, la franco(phonie)manie ! ;-)
    hpc: e o que põem no pão ? aqui fazem uns patés com coisas inimagináveis, desde lagartas fritas até uma pasta de pêra abacate temperada que até não é má ...

    ResponderEliminar
  10. Tal como a carne, vendida em alguns sítios que fariam a "nossa ASAE" ter um colapso cardíaco, o pão também frequentemente não respeita as "normas".
    Havia sempre alguém que o comprava por mim a vendedores "certificados" e "olhos que não vêem... barriga que consente"!
    Há coisas que têm que ser vistas com olhos menos europeus, embora não se possa descurar a saúde pública!
    Tenho sim saudades das bananas, das mangas faca, das papaias, enfim ...!

    Luís Machado

    ResponderEliminar
  11. Ah! este malfadado kuduro que tanto teima em destruir toda e qualquer tentativa de dieta :)
    O pão é delicioso, mais ainda quando temos a sorte de o comprar ainda quentinho, acabadinho de sair do forno... nessas alturas já só chega metade a casa, pois é impossível resistir a ir "debicando" uns pedaços no que resta da viagem até casa :)
    Brikebrok, os guineenses adoram comê-lo com maionese e açúcar!

    ResponderEliminar