19 maio 2009

Chuva

Fotografia de Sofia Fernandes
Depois de pontuar as conversas de há uns tempos para cá, chegou ontem a Bissau. Diz a tradição que a época das chuvas começa a 15 de Maio o que não a impede de em muitos anos se atrasar, por vezes mais de um mês. Mas este ano todos diziam que a chuva ia chegar cedo e ela cumpriu. Depois de uns dias de calor fortíssimo, acompanhado por uma humidade que impregna tudo e todos, ontem amanheceu molhado. Ainda não foi uma chuvada, daquelas que nos cola às vidraças, maravilhados. Foi simplesmente chuva.
Felizmente os preparativos para tal chegada vinham-se fazendo. O colmo ("palha de casa") foi cortado e atado em molhos dourados que se viam ao longo das estradas, esperando o transporte, e as coberturas dos telhados foram com ele reparadas e reforçadas. Noutros, foi a chapa de zinco remendada.
Segundo as possibilidades de cada um, o trabalho foi feito. E, vá-se lá saber porquê, ontem havia boa disposição no ar. Algo tinha acontecido como previsto, o que por estes lados tem um sabor muito especial.

3 comentários:

  1. aqui também já chegou e que bom que é ! incrível como consigo ficar hipnotizada colada à janela a ver chover ... e como me irritava a chuva quando vivia em Bruxelas ...

    ResponderEliminar
  2. haja algum sítio onde a chuva é bem-vinda! por cá é sempre sinónimo de resmunguice. e talvez o facto de ter chegado aí queira dizer que finalmente parou aqui. :)

    ResponderEliminar
  3. O MAC (Movimento de Arte Contemporânea) já tem um novo site:

    http://www.movimentoartecontemporanea.com/mac/

    E está disponível para apoiar artistas africanos de qualidade.

    ResponderEliminar