18 outubro 2010

Outras obras

Em vez de casas a ilha tem agora gruas que trabalham para abrir uma nova barra. Parece que a existente que separa a ilha da de Tavira está açoreada e a nova vai ser cortada um pouco ao lado da abertura feita pelo mar no último inverno.

Há em terra, no cais de embarque, um painel com a localização dos trabalhos, com um pedido de desculpas pelo incómodo e pouco mais. Sobre as razões da opção, nem uma palavra. Mais uma vez considera-se que o cidadão comum não merece saber por que lhe vão cortar a ilha ao meio, mesmo ao lado do ancoradoro onde chega e donde parte. Por que razão vão tornar impossíveis os longos passeios para nascente.

Há seguramente boas razões para tal mas por que não mereço ser informada?

2 comentários:

  1. As barras das ilhas barreiras migram naturalmente de poente para nascente. A Ria, ou seja a zona interior ás ilhas tem uma tendência natural para assurar. A questão que se coloca a quem tem de gerir este espaço é, deixar a natureza seguir o seu curso natural e com isso condicionar todas as actividades económicas da ria. Ou manter as barras abertas, a circulação de água, os canais navegaveis, de modo a manter "artificialmente" a situação actual.

    ResponderEliminar
  2. Coisas de fazer: Obrigada pela explicação. Só mais uma dúvida: neste caso parece que a barra existente está a assorear (foi o que ouvi) e este inverno o mar abriu uma passagem a poente dela, o que me parece ser contrário a essa tendência natural para migrarem de poente para nascente.
    Quanto a ese aspecto de se optar por manter as actividades económicas existentes, faz para mim todo o sentido. Eu que adoro bivalves tenho às vezes tendência para me esquecer dos viveiros.
    Mas por que não desassorear a barra actual, mais a nascente?

    ResponderEliminar