18 junho 2009

Mercados

São para mim um dos interesses maiores de qualquer viagem. Há quem vá aos museus todos os dias e passe horas a admirar maravilhado as obras que conhece há muito. Pois bem, comigo também é assim só que as obras de arte estão sempre a mexer, sorriem mostrando-me as maravilhas que levaram para mim. E eu fico espantada com aquela cor toda e com aquilo que me parecem cenários de um espectáculo que está sempre a acontecer. Mexo-me no meio dos figurantes e sinto-me um deles.

Gosto de todo o tipo de mercados. De legumes, de flores, de velharias, de livros. Até gosto das bancas de ferramentas, eu que jamais saberei o que fazer com elas. Passeei-me por alguns que me marcaram pelo tamanho, pelo exotismo e beleza. Mas encantam-me também outros minúsculos, duas ou três bancas numa esquina de Manhattan, mercado de legumes num bairro chique de Paris.

Em Bissau, temos o célebre Bandim que não sendo muito grande quando comparado com os mercados de Luanda, por exemplo, é suficientemente confuso para merecer uma visita de vez em quando. Só que ultimamente comecei a achá-lo muito pouco guineense, cheio de vendedores dos países da região (senegaleses, conakris e gambianos, sobretudo). Vendedores que não dão tréguas, nos pressionam até à exaustão. Depois de ter sido roubada, quebrou-se o encanto. Nunca mais lá fui.

Antes, contudo, tinha descoberto o mercado do Bairro Militar que me encanta pelo ambiente familiar. Tudo se passa ao ar livre, há artesãos a trabalhar, há vendedeiras com as bancas arrumadas com cuidado. E, sobretudo, há crianças por todo o lado, à volta das famílias, porque as casas de habitação estão mesmo ali. O ambiente é alegre e percebe-se que toda aquela gente nasceu nesta terra e a esta terra pertence.

Gosto muito do mercado do Bairro Militar.

6 comentários:

  1. Gosto tanto de te ler.
    MM

    ResponderEliminar
  2. Oi: Uma ternura este mercado e o teu texto!!!
    De Adam com saudade

    ResponderEliminar
  3. Oi Lena: Sim a tua'paixao' por mercados!!!! Ainda te lembras do 'mercado' no Dia da Rainha aqui em Amsterdam????? Mt compraste nesse dia!!!
    Bjins
    M

    ResponderEliminar
  4. E tu mto ajudaste a carregar!!
    E o serviço para 12 pessoas da Villeroy & Bosch comprado no mercado de rua perto de tua casa ... :-)
    Obrigada por alimentares estas minhas loucuras.
    Assim que puder estou aí caída. bjs

    ResponderEliminar
  5. eu também quero ir :)
    e o villeroy & bosch mantém-se aqui inteiro, à prova de bala.
    de 42 peças (fui contar) só se partiu um prato, até hoje. :)

    ResponderEliminar