06 junho 2009

Fruta

Estamos em pleno apogeu da fruta, uma verdadeira orgia ao longo dos passeios do centro de Bissau. As vendedeiras, estrategicamente colocadas, são minhas conhecidas de há muitos anos, chamam-me pelo nome mal me avistam . Para uma delas sou a Heleninha e é especialmente engraçado ouvi-la ao longe ...

Para quem goste de frutos tropicais a Guiné-Bissau é o paraíso porque eles têm aqui um sabor inegualável. As mangas (mangos como aqui se diz), em especial, parecem um outro fruto quando comparadas com aquilo que se vende em Portugal e a que se dá o mesmo nome. Mango de faca, fernandinhos, mango de terra, mango da Índia, são algumas das espécies.

E imginem que há quem compre, à peça, maçãs de aviário, importadas, daquelas em que nem toco em Portugal. Como se pode ter saudades de tal produto?

Tenho planeada para um serão desta semana, uma sessão de cozinhados com uma amiga, para fazermos chutney de manga. Darei aqui conta do resultado.

Nas fotos, de cima para baixo: muitas e variadas, jaca com companhia, abacates, fruta-pinha, papaias, fole e papaias, mangos de faca.

7 comentários:

  1. realmente há "fenómenos" estranhíssimos, conheço gente dependente (!) dessas maçãs artificialíssimas, como tu bem dizes de aviário ;-) Como se pode, com fruta local tão deliciosa ?
    as papaias , como as mangas, também existem aqui em diferentes espécies , a minha preferida é a papaia "solo"
    vendem ao quilo ? (vejo uma balança) aqui vendem aos montinhos, "un tas", "deux tas" ... muito aproximativo ...
    uhm ! chutney ! adoro e também fazemos por aqui ...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por partilhar este pedaço do mundo!
    Sandra Coelho

    ResponderEliminar
  3. fico aqui ah espera da receita chutney de manga. e continuarei ah espera de outras receitas (??). Caldo de mancarra, chabeu, ect.
    gosto muito do teu blog.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que chegava a enjoar de tanto mango e papaia... Nessa altura as maças de "aviário" sabiam-me lindamente!;-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. tens que experimentar uma sobremesa fria indiana com manga : shrikhand - deliciosa !
    http://brikebrok.over-blog.com/article-6115590.html
    vera

    ResponderEliminar
  6. Bela fruta, bela fruta !

    ResponderEliminar