12 junho 2009

Arcas

Sempre adorei malas de lata que associo a sotãos e a longas viagens de barco, em tempos idos. Pois bem, vim encontrá-las em Bissau, transformadas em objectos decorativos. Dado o pouco artesanato local existente, elas resplandecem à beira da estrada do aeroporto. São feitas por artesãos imigrados e, se conseguirmos explicar-nos, podem mesmo ser feitas por medida. Mesmo com recurso a papel pode não ser tarefa fácil.

Na minha família elas são o sucedâneo da arquinha da minha infância onde eu guardava os fatos das bonecas, primorosamente feitos pela minha mãe, e onde agora residem os meus mapas de viagem. As filhas ainda tiveram umas, feitas por um artesão já bem idoso com oficina no Chiado, mas as netas, de acordo com os tempos de multiculturalidade e globalização, tiveram direito a algo mais exótico.

6 comentários:

  1. e a filha do meio adorava ter uma dessas vermelhas para pôr ao lado da azul. :)

    ResponderEliminar
  2. são muito mais giras essas do que as que há aqui! (estou a usar uma mala assim para a tralha da mudança) E fogareiros desses também temos

    ResponderEliminar
  3. Tão bonitas, assim coloridas.

    É curioso, mas depois de ler o que a Helena tem vindo a escrever, já começo a sentir uma certa familiaridade com Bissau, terra que até então me era totalmente estranha. E isso é muito bom :)

    ResponderEliminar
  4. Filha do meio: o assunto está a ser devidamente tratado.

    Vera: finalmente há qualquer coisa mais gira aqui do que aí. Também vou usá-las para a minha tralha.

    Elsa: fiquei muito contente por saber isso. Obrigada por mo ter dito. Guardamos tanta coisa sem ser dita ...

    ResponderEliminar
  5. Adorei as arcas! Especialmente as azuis. Um beijinho :)

    ResponderEliminar