Nascida e criada em Lisboa, vivi em Bissau. Gosto dessa terra onde me sinto em casa. Vou tentar mostrar porquê, aos poucos, para que conste.
20 abril 2009
Chiado (3)
Depois dum longo sono do qual se temia que não acordasse, ei-lo cheio de vida, espraiado por transversais, pátios e escadas nascidos das trevas. O S. Carlos e o Fernando Pessoa, em frente, tiveram direito a um largo, em substituição de um parque de automóveis. O Largo Camões e a parte alta da Rua do Alecrim (uma das mais bonitas ruas de Lisboa), e o Largo da Misericórdia e o Largo Bordalo Pinheiro e ... passaram a ser Chiado. Novos cafés e sobretudo muita gente tornaram-no um bairro festivo.
Para quando o mesmo para a Baixa pombalina? Será preciso que arda?
Algumas coisas faltam para que me considere plenamente satisfeita:
Alegria e "luz" na Rua do Carmo.
Um novo Martins e Costa (ou equivalente) onde se possam abastecer residentes e passantes, como eu. Não deverá ser uma dessas lojas gourmet espalhadas pela cidade onde entro cheia de vontade de comprar comida e de onde saio desiludida, de mãos vazias, pensando: Hei-de voltar para comprar presentes de Natal. Não, o que eu queria mesmo era uma grande merceeria, repleta de iguarias. Coisa bem diferente.
A Livraria Bertrand com hipóteses de sobrevivência, o que às vezes me parece pouco provável.
Uma Brasileira onde pudesse beber qualquer coisa na esplanada sem me sentir maltratada e roubada.
E, desde há uma semana, gostava que o Quiosque de Refresco que abriu no Largo Camões, assim como os outros dois no Príncipe Real e na Praça das Flores, fosse um grande sucesso. É uma ideia fantástica e merece ser premiada. Para mais informações ver aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
e eu gostava que abrissem menos pizzarias de meia tigela na Baixa e fechassem menos restaurantes daqueles antigos como o Paris ...
ResponderEliminarquanto à brasileira, deixo-a aos turistas (que eu não sou!);-) prefiro os bolos da bénard
Quanto à Baixa, lá iremos.
ResponderEliminarNo inverno a esplanada da Brasileira é mais apetecível porque tem sol, assim como ao fim da tarde. O pior é a gestão de recursos humanos ... Mereciam mesmo que lhes apertassem os calos. Pobres turistas!
Esta é a minha baixa e o meu Chiado - já os conheci assim e gosto!
ResponderEliminarUm beijinho para si.