20 abril 2009

Chiado (3)

Depois dum longo sono do qual se temia que não acordasse, ei-lo cheio de vida, espraiado por transversais, pátios e escadas nascidos das trevas. O S. Carlos e o Fernando Pessoa, em frente, tiveram direito a um largo, em substituição de um parque de automóveis. O Largo Camões e a parte alta da Rua do Alecrim (uma das mais bonitas ruas de Lisboa), e o Largo da Misericórdia e o Largo Bordalo Pinheiro e ... passaram a ser Chiado. Novos cafés e sobretudo muita gente tornaram-no um bairro festivo. Para quando o mesmo para a Baixa pombalina? Será preciso que arda? Algumas coisas faltam para que me considere plenamente satisfeita: Alegria e "luz" na Rua do Carmo. Um novo Martins e Costa (ou equivalente) onde se possam abastecer residentes e passantes, como eu. Não deverá ser uma dessas lojas gourmet espalhadas pela cidade onde entro cheia de vontade de comprar comida e de onde saio desiludida, de mãos vazias, pensando: Hei-de voltar para comprar presentes de Natal. Não, o que eu queria mesmo era uma grande merceeria, repleta de iguarias. Coisa bem diferente. A Livraria Bertrand com hipóteses de sobrevivência, o que às vezes me parece pouco provável. Uma Brasileira onde pudesse beber qualquer coisa na esplanada sem me sentir maltratada e roubada. E, desde há uma semana, gostava que o Quiosque de Refresco que abriu no Largo Camões, assim como os outros dois no Príncipe Real e na Praça das Flores, fosse um grande sucesso. É uma ideia fantástica e merece ser premiada. Para mais informações ver aqui.

3 comentários:

  1. e eu gostava que abrissem menos pizzarias de meia tigela na Baixa e fechassem menos restaurantes daqueles antigos como o Paris ...
    quanto à brasileira, deixo-a aos turistas (que eu não sou!);-) prefiro os bolos da bénard

    ResponderEliminar
  2. Quanto à Baixa, lá iremos.
    No inverno a esplanada da Brasileira é mais apetecível porque tem sol, assim como ao fim da tarde. O pior é a gestão de recursos humanos ... Mereciam mesmo que lhes apertassem os calos. Pobres turistas!

    ResponderEliminar
  3. Esta é a minha baixa e o meu Chiado - já os conheci assim e gosto!

    Um beijinho para si.

    ResponderEliminar