27 março 2009

Máquinas de costura

Vêem-se em cada esquina de Bissau, geralmente à porta de casa, muitas vezes sob alpendres. Todos os dias da semana.
Durante muitos anos tive uma Singer parecida com estas. Fora herdada de casa de meus pais, onde era usada diariamente, muitas vezes pela minha mãe de quem houve quem herdasse os talentos. Serviu para enxovais de meninas casadoiras, hoje já avós, e de bebés, hoje já mães e pais. Em minha casa continuou a ser usada semanalmente pela D. Margarida, figura importante na minha nova família, "herdada" ela também.
Com toda esta história não admira que me fosse tão difícil desfazer dela, quando entrou a primeira portátil em cena. Encontrei-lhe um destino digno aqui em Bissau, terra sem energia eléctrica. Uma preciosidade!
Agora quero montar um atelier de costura num dos liceus onde trabalhamos. Tenho transporte em Abril, a partir de Lisboa. Há por aí alguma máquina pronta a renascer nestas paragens?
Ficarei, no entanto, com um problema para resolver. Nunca vi uma mulher guineense sentada a uma máquina de costura. Como hei-de introduzir a questão do género? Não quero ser acusada de boicotar um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio* se aceitar os usos e costumes.
* ODM 3 - Promover a igualdade de género (até 2015).

8 comentários:

  1. Que lindas fotos, as cores são magníficas!

    Engraçada essa questão do género, pq cá em Portugal apesar de geralmente serem as mulheres que se dedicam a essas tarefas, em minha casa sempre vi tanto a minha Mãe como o meu Pai sentados à máquina (costureira e alfaiate). Não pensei que em Bissau fossem os homens a fazê-lo!

    ResponderEliminar
  2. já não me lembrava que tinha ido para aí. :)
    acho muito divertido que sejam os homens os costureiros. será que também é assim nos outros países africanos? por aqui acho que a coisa mais próxima são os senhores das retrosarias da rua da conceição - sabem tudo sobre botões, fitas e colchetes mas duvido que saibam coser à máquina. foi este o senhor que fez as minhas calças?

    ResponderEliminar
  3. Sim, aqui também são quase sempre homens, mas foram lançados muitos projectos para ensinar a costura às mulheres
    Mas também os cozinheiros são homens surpreendentemente, porque nas casas africanas quem cozinha é a mulher ...
    Não terá a ver algo com a religião muçulmana, que o marido é que faz o trabalho fora de casa ?
    O meu costureiro vem a casa, como antigamente em Portugal, e eu tenho uma vergonha louca que ele veja a minha máquina de costura, é moderna eeléctrica, e eu só consigo fazer coisas simples, enquanto ele faz maravilhas com uma daquelas velharias ...

    ResponderEliminar
  4. Este dominio interessante do espaço público terá certamente muitas leituras e vou procurar explicações que acredito estarem ligadas às oportunidades para aquisição de competências em cenários também especificos em vários países do continente africano e asiático... Helena consiga o transporte da máquina e eu garanto-lhe as linhas. Sabe que ao ler lembrei-me da D.São que fazia os vestidos de mangas de balão e bordado inglês com fitas de veludo...e sorri. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Inês: Como poderíamos explicar à D. Margarida que ela um dia ia ser referida num blog?

    Agrada-me sentir este post como uma homenagem a ela.

    ResponderEliminar
  6. na índia tambem vi sempre homens nas máquinas de costura

    ResponderEliminar
  7. Tenho a dizer que na organização ARTISS@L em Quinhamel á mulheres costureiras e que bem que elas costuram....
    Clara

    ResponderEliminar
  8. Bissau não tem enegia elétrica?
    Podemos superar isso!

    Meu pai era alfaiate e minha mãe costureira, herdei dos dois talento e coragem.
    Sou estilista, modelista com mais de 30 anos de experiência em indústria de moda no Brasil.

    Como supera
    Tenho por enquanto apenas um modelo com modelagem informatizada na escala da boneca Barbie, não precisa energia elétrica para produzí-lô nem para passá-lo.

    Se houver algum empresário que deseje fazer algo de muito positivo para a população de Bissau eu posso me interessar em fazer parceria e mais que isso organizar a venda no Brasil.
    Meu e-mail irá junto ao meu contato no assunto das "mangueiras"

    Att.
    Anésia Pinheiro
    http://dos8aos80.blogspot.com/

    ResponderEliminar