03 março 2009

de Bissau

Pedem-me que diga como está isto e agora que tenho um blog espera-se isso de mim. Pois estou bem e está tudo mal, muito mal. Sente-se nesta cidade uma enorme tristeza. Os guineenses estão tristes e cansados. Nesta noite terrível houve fantasmas de 98 que saltaram para cena. Houve medo nos bairros de Bissau. Lá está-se vulnerável pois não há grossas paredes para proteger nem que seja do estrondo das bombas. Está-se rente ao chão ... à mercê. Para além do medo há vergonha. Vergonha de terem um país que só é notícia pelas piores razões (como se diz em linguagem de noticiário). Um país onde se matam os dirigentes políticos e onde nunca se sabe quem o fez. E não há nada mais triste do que ver os guineenses com vergonha. Quanto aos acontecimentos, depois de uma segunda-feira de reclusão, hoje fui tentar trabalhar e tive que fugir para casa porque havia confusão no Bandim. Primeiro constou que sem tiros, logo a seguir já os havia. Vim por atalhos porque a polícia tinha cortado o trânsito na Chapa. Passei por bairros e pensei "Tenho que fotografar isto para o blog" e senti-me culpada por esse olhar de repórter de meia-tigela. Impossível fotografar o que quer que seja ou quem quer que seja. A polícia de Bissau não deixa e a minha também não.

5 comentários:

  1. É triste saber tristes os nossos guineenses... Aqui fica um beijinho de reconhecimento pela força hercúlea que têm.

    Liliana

    ResponderEliminar
  2. Gostei do texto, mostra uma Guiné na sua vida quotidiana no meio do desespero duma população estarrecida pelos últimos e dramáticos acontecimentos. Que sejas tu, a partir de Bissau, a voz daqueles que não se podem exprimir.
    Bjs,
    Diane

    ResponderEliminar
  3. Liliana: Sei-a triste, apesar de longe. Gostava de a ter tido aqui, durante aqueles dias. Espero que eles não voltem.

    Maman Xuxudidi: Obrigada pelas tuas palavras. Não saberei ser tanto mas continuarei simplesmente a contar coisas. Espero que menos tristes.

    ResponderEliminar