25 março 2009

Bananas

Trabalhar rente ao chão, com porta para a rua, é uma experiência única embora por vezes embaraçosa. Há dias em que mais parece que Bissau inteira decidiu descer ao centro e, já agora, ir propor qualquer coisa ao gabinete de coordenação do PASEG.
Por entre as cortinas, vejo olhos e sorrisos à espreita, muitas vezes encimados por uma bandeja com bananas. Devo ser a melhor compradora de bananas da cidade e essa informação passa de boca em boca, embora me pareça que o acesso à minha pessoa obedece a regras bem claras de prioridade.
Consigo, com dificuldade, não as comprar todos os dias.
Ontem foi dia de bananas.

9 comentários:

  1. Claro, não há muito quem compre 45 bananas de uma só vez.

    PS. São pequeninas!

    ResponderEliminar
  2. Estava convencida que era só eu que comprava 'resmas' de bananas! Cá por casa pode haver imensa fruta mas se não houver bananas queixam-se que não há fruta!!! Até o Borboto é fã!
    Também podias juntar à cabaça, um cacho de bananas para prémio de assiduidade ao teu blog...o sabor é tão diferente!

    ResponderEliminar
  3. A banana também não pode faltar cá casa; era bom que viessem assim até à nossa janela acompanhadas desses sorrisos :)
    O S. manda beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Até eu que não gosto de bananas comprava bananas ao Mussa. Não resistia ao "Senhora, compra banana".
    Já agora, que é feito dele?

    Beijinhos com saudades

    Liliana

    ResponderEliminar
  5. Em Cabo Verde eram maçãs, mangas, bananas, tudo o que era fruta. Enquanto trabalhava na Achada de S.Filipe, vinha sempre uma senhora bater à janela e vender a fruta à peça. Todos os dias, lá comprava umas quantas para o almoço e lanche...
    Ingenuamente, pensava eu que as maças, pequeninas mas muito saborosas, eram de alguma plantação de macieiras Cabo Verdeanas, quando...
    ... me explicaram que eram portuguesas. Vinham para cá porque o calibre não correspondia aos requisitos europeus!!!

    ResponderEliminar
  6. é como aqui, não há muitos que comprem tantas bananas de uma vez ! 45 são muitas mesmo, hpc ! o que fazes com tantas bananas ? bolos, batidos ?
    as fotos são deliciosas, aquela de cima adoro!

    ResponderEliminar
  7. Pois eu sei que são muitas mas só compro daquelas verdes, pequeninas, deliciosas. E quando aparecem 3 vendedores, obrigo-me a contemplar todos. Eles já sabem dar-me a volta ... "três 100" (3 por 100 francos)e fazem logo as contas para que eu pague 500 francos a cada.
    Depois, como-as, embora por vezes as últimas já estejam pouco comestíveis. :)

    ResponderEliminar
  8. Cheguei aqui por outro blog e sorri ao ler este post. Vivi em Angola durante um ano e às mulheres que vendiam fruta (sempre um cesto pesadíssimo em cima da cabeça) chamávamos "zungueiras".
    Também adoro bananas :D

    ResponderEliminar