01 setembro 2010

A casa (12) - o pátio

O pátio tem cerca de 3m2. Fica ao fundo do corredor, o tal do tecto redondo, e embora fosse praticamente ao ar livre era usado como cozinha e despejos (penso que era o termo usado). Para o tornarem útil em tempo chuvoso colocaram-lhe um tejadilho de fibrocimento.

Peça essencial era o tanque em cimento igual a este que fez as delícias da criançada na casa alugada em Julho. O da casa já foi despedaçado, como era de esperar. Não se duvida que é muito mais fácil retirar e transportar um tanque em pedaços mas dói pensar na marreta a despedaçar uma coisa que foi tão útil e que ainda poderia ter uma segunda vida na açoteia.

Ainda mais grave é fazerem exactamente o mesmo a lava-loiças em mármore, impecávais, para serem substituídos por outros em inox. É considerado banal.

Por estas bandas, não havia lava-loiças e mármores nem vê-los. Fui poupada a esse desgosto.

6 comentários:

  1. Gosto que me enrosco de ler seu blog, suas andanças, o desafio da reforma e preservação da casa. Você também carimbou meu passporte para blogs da Guiné que muito me encantaram. Aprendo palavras que não usamos no Brasil e posso com elas até sentir o gosto dos Rebuçados de Lisboa que não chegam mais aqui. Escrevi para agradecer e dizer da minha admiração.

    ResponderEliminar
  2. Beaz: Obrigada pelo seu comentário tão divertido e simpático. Foi um grande alento!
    O que são os rebuçados de Lisboa? NUnca ouvi falar ...
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Esgravulhinha,
    Não tenho dado notícias mas tenho sabido as tuas através da Gena.
    Como visitante regular deste teu espaço,
    informo que estou a seguir com grande atenção, curiosidade e deleite a tua obra de recuperação da tua bela 'mansão'.
    Assim, com todo esse rigor prazer e dedicação, vale a pena, e aqui estou para te dar toda a força do mundo (e um pouco da minha que ainda me resta...) para te encorajar nessa tua obra, cheia de amor, rigor, atenção e grande prazer.
    Agora em Outubro depois da retirada dos turistas e enquanto o tempo ainda está bom e dá para uma banhoca na praia, havemos de combinar uma ida lá abaixo para inspecção da obra e aproveitar para comer um belo peixinho grelhado daqueles que ainda há lá pelos Algarves.
    Beijinhos grandes e... 'força com a obra' !!!
    Manuel Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Rebuçados de Lisboa é marca de uma bala, importada de Portugal, encontrada nas lojas tradicionais do Rio quando eu era ainda criança. É possível que fizessem mais sucesso no Rio que em Lisboa! rsrsrs

    ResponderEliminar
  5. Beaz: Pois ... se calhar davam-lhes esse nome para exportação. Ficaram na memória? Óptimo!

    Manel: Que bom saber-te de volta por aqui. Obrigada pela força.
    Outubro? Está combinado! bjs

    ResponderEliminar
  6. estou a gostar de ler estas peripécias da empreitada - esquecia-me de como certos materiais tão feios são tão apreciados aí - o aluminio das portas etc. Aqui também, nas casas dos libaneses ... deve ser uma tend~encia mediterrânica :-))
    vera

    ResponderEliminar