24 fevereiro 2009

Os tachos

Acho-os, desde a minha primeira visita, o maior atractivo do mercado do Bandim. São brilhantes, de formas mil e de todos os tamanhos.
Durante muito tempo sonhei comprar alguns e hesitei na escolha. Depois pensei que eram de certeza um perigo para a saúde, dado o seu aspecto poroso e irregular. Imaginei facilmente mil partículas de metal a soltarem-se para o cozinhado. Depois soube que eram fabricados localmente a partir das latas de refrigerantes e gostei ainda mais deles. Mas as partículas tornaram-se lascas.
Só faltava descobrir um dia que aquele brilho fascinante era devido a uma pintura de tinta prateada!

Continuo a vê-los ao longe, lindos, amontoados, como se de uma escultura se tratasse, a brilhar sob este sol de Bissau, em plena Chapa*.

* A Chapa é o local onde em tempos começava a cidade, assinalado então pelo letreiro correspondente. É o ponto de referência mais utilizado. “Fica antes da Chapa ou depois da Chapa?” Agora já não há chapa.

7 comentários:

  1. De um prateado ofuscante.
    Têm piada os das pernas. Imagino-os com as fogueiras por baixo.

    ResponderEliminar
  2. e finalmente vejo o bandim :)
    a fotografia ficou óptima.

    ResponderEliminar
  3. Em Cabo Verde também fazem uns utensílios semelhantes e uns copos para "fresquinha" feitos de chapas de impressão de jornal. Fiquei de tal modo encantada que trouxe uma gigantesca frigideira e vários copos na mala! No aeroporto não gostaram muito... ;)

    ResponderEliminar
  4. Esta é a face visível do Bandim. "The dark side" é coberto, labiríntico e, claro, escuro.
    Aí estamos na África profunda!

    ResponderEliminar
  5. ai que lindos!!!!!!!!
    não precisa de cozinhar neles.
    São magníficos para desenhar e pendurar na parede
    Também os imagino com flores, utensilios de cozinha ..., dentro!

    ResponderEliminar
  6. sabes que um dia tínhamos salmonetes grelhados para o almoço, um pitéu de luxo, certamente importado da tua costa, e chegaram à mesa completamente "prateados", tinha sido o grelhador novo que o cozinheiro comprou (igual a esses !!!) que tinha derretido e derramado a tinta prateada para o nosso peixe grelhado, incomestível assim ! e o cozinheiro dizia : na próxima vez já deita menos tinta ...

    ResponderEliminar
  7. Brikebrok:
    Essa história dos belos salmonetes fez-me dar uma boa gargalhada. Obrigada.
    Estou mesmo a ver a cena!
    A propósito: nunca vi à venda salmonetes por aqui. Começo a pensar que essa vida no Burkina é mais variada do que a que eu levo aqui.
    Só essa viagem até á costa!

    ResponderEliminar