13 fevereiro 2009

E eles chegaram, pela primeira vez

Após um ano de idas e vindas, de muita reunião cá e lá, de ameaças de vários golpes de estado e de um efectivo, cheguei a Bissau, acompanhando os primeiros professores do PASEG, há 8 anos. A cidade, recém-saída dum conflito, era bem diferente da Bissau em que hoje vivemos. Havia tanques abandonados nas bermas da estrada do aeroporto e muitos edifícios, hoje restaurados, exibiam feridas que pareciam difíceis de sarar. E alguém nos apontou o poilão de triste memória que tão célebre ficara dos telejornais. Esse dia foi de um calor anormal para a época, supostamente mais fresca. E quem já por cá andava há muito sorria, insinuando que, quanto a calor, ainda não tínhamos visto nada. Viria a ser muito pior! As malas eram muitas porque não se sabia bem o que trazer, o aeroporto bem diferente do que é hoje. A espera foi longa e quente e o entusiasmo esmoreceu. Quando chegámos ao Bairro da Cooperação, recém-reabilitado, os professores estavam mudos e suponho que todos mais ou menos se perguntavam se teriam tomado a decisão certa ao decidir viver numa cidade tão diferente daquelas que conheciam. Nos dias seguintes, tudo foi mudando. Eram professores e bastou a primeira aula para os sorrisos surgirem, denunciando a aceitação do desafio enorme que tinham pela frente. Não havia os materiais didácticos sofisticados a que estavam habituados, nem sequer manuais, nas escolas faltavam portas e janelas mas, por outro lado, havia alunos maravilhosos, para quem o professor era uma referência, e colegas prontos a ajudar a todo o momento. Desses 10 professores, ainda cá estão 2. Já ajudaram a integrar os colegas que entretanto foram vindo, a quem contaram a aflição dos primeiros dias, as alegrias e dificuldades dos tempos que se seguiram. Todos juntos fizeram crescer um projecto de que se sentem orgulhosos. Justificadamente! Mais informações sobre o trabalho feito, aqui.

3 comentários:

  1. Entao tu és um dos 2 que ficaram ?!:-)
    entusiasmante o trabalho do Paseg eque bonito ver como conseguem contagiar esse entusiasmo aos alunos (gostei muito do lado criativo!)

    ResponderEliminar
  2. Brikebrok:

    Não, não sou um dos 2. Não sou sequer professora. :)

    (deves achar que estou um pouco misteriosa ...)

    ResponderEliminar
  3. Chegeuei aqui atraves do link da Vera e ja estou tao curiosa por continuar a ler o que nos tens para contar sobre a tua vida por Bissau, sobre essa terra e essas gentes! Se nao es professora... estou a espera do proximo capitulo!

    ResponderEliminar